Suporte Dermatológico

Terapias oncológicas

As terapias oncológicas compreendem diversos procedimentos

O tratamento oncológico compreende procedimentos e terapias como cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, terapia alvo (ou imunobiológicos), que podem ser realizadas em conjunto ou separadamente.

O tratamento nem sempre exige todas essas modalidades, pois há muitas variáveis em jogo, como o tipo do tumor, onde ele está localizado, tamanho, se está somente em um local, ou em outras partes do corpo, as condições de saúde do enfermo, dentre outros fatores.

Independentemente do tipo de tumor e do tratamento indicado, todas essas terapias, por mais eficientes que sejam, podem acarretar inúmeros efeitos colaterais. São consequências indesejáveis do tratamento oncológico, que repercutem em âmbito físico, nutricional, psicológico, social, profissional e familiar.

Muitas dessas consequências são visíveis na pele do paciente e causam impacto negativo sobre sua autoestima, que acabam por interferir no dia-a-dia, além de prejudicar ou adiar a sequência do tratamento contra o câncer. É fundamental para o paciente oncológico conhecer cada uma dessas terapias, identificar seus efeitos colaterais e saber quais cuidados diários podem ser tomados para minimizá-los.