Suporte Dermatológico

Reparação da mama

Prótese externa

A prótese externa é usada para camuflar quando a mulher já realizou a mastectomia (cirurgia para retirada do câncer de mama), mas ainda não pode fazer a reconstrução do seio.

O processo de cura se encontra nesta fase:

câncer de mama A falta de peso na região do seio retirado pode provocar mudanças posturais, que em alguns casos desencadeiam quadro de dor na coluna e em outras regiões do corpo.

O uso da prótese externa permite maior equilíbrio da dinâmica postural e impede alterações até que se possa realizar a cirurgia de reconstrução. Além disso, a prótese tem papel fundamental para manter a aparência e autoestima neste período, pois tem o mesmo tamanho e textura da mama retirada. Ela permite inclusive que as pacientes possam usar decotes e biquínis neste período.

Como é a prótese externa?

Esta é a maneira como se coloca a prótese externa dentro do sutiã:

prótese de mama

Reconstrução de mama

Depois da liberação pelo oncologista após a mastectomia, a paciente pode fazer a reconstrução da mama. O procedimento é feito por um cirurgião plástico com enxerto de pele que pode ser retirada de diferentes partes do corpo, como as regiões do abdômen e do dorso.

Região 1- abdômen inferior

reconstrução da mama

Região 2 – região dorsal

reconstrução da mama 1

Etapas da Reconstrução:

1. Enxerto de Pele e Silicone

reconstrução da mama 2

2. Reconstrução do mamilo

A reconstrução do mamilo consiste em aplicar um pedacinho de pele retirada de outra região sobre a área reconstruída. Quando não é possível refazê-lo, já existem técnicas de pigmentação em 3D que simulam o volume.