Suporte Dermatológico

História

Atenta à necessidade de suporte dermatológico que os pacientes com câncer demandam na vigência dos seus tratamentos, em 2016 a Dra. Dolores Gonzales Fabra passou a se dedicar exclusivamente à compilação de seu extenso conhecimento, angariado ao longo de 13 anos tratando pacientes oncológicos. O trabalho, inclusive, sempre foi realizado de forma voluntária por todos os profissionais da equipe.

Como resultado, o projeto Suporte Dermatológico para Pacientes Oncológicos distribui este conhecimento para seus vários públicos de interesse: os pacientes e seus cuidadores, médicos oncologistas, radiologistas e dermatologistas, demais profissionais da área médica e comunidade de forma geral.

Hoje a equipe conta mais de dez profissionais, entre dermatologistas e oncologistas assistentes, 35 acadêmicos e 10 residentes de dermatologia e oncologia, também envolvidos no atendimento direto aos pacientes do ambulatório e na colaboração para produção de conteúdo para este projeto. Somam-se a eles os esforços de mais de 20 voluntárias, que atuam em grupos de apoio aos pacientes oncológicas.

Entre outras ações, os grupos de apoio voluntários oferecem gratuitamente perucas, lenços, próteses mamárias externas, orientações de maquiagem e manicure. Outros profissionais trabalham com micropigmentação para tatuagem de aréola e sobrancelhas e profissionais de teatro e psicólogos complementam a equipe de trabalho que visa ajudar os pacientes no processo de tratamento.

Soma-se a este esforço, engajados na missão da Dra. Dolores, profissionais de comunicação e tecnologia, sensibilizados pelo tema e de forma voluntária, fazendo o trabalho de planejamento e implementação do projeto.